Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Depois de três temporadas na F1, a HRT, anteriormente conhecida como Hispania, anunciou o seu fim do último dia de Novembro.
A equipa espanhola juntou-se à Fórmula Um em 2010, com o nome Campos Meta, na altura em que a FIA anunciou a abertura de candidaturas a novas equipas.
Comprada por José Ramón Carabante antes do início da temporada de 2010, mudou o nome para Hispania Racing, tendo este último ano trocado para HRT, após a compra da parte de Carabante pelo fundo de investimento Thesan, que pretendia tornar a equipa "mais espanhola".
A sede da HRT na Caja Mágica, Madrid.
Como parte da reestruturação, Colin Kolles foi despedido e o antigo piloto Luiz Pérez-Sala ocupou o seu lugar como diretor da equipa, a HRT mudou a sede para a Caja Mágica em Madrid, e o piloto espanhol Pedro De La Rosa foi contratado.
Tal como as outras duas equipas mais recentes, a HRT teve dificuldades de adaptação, sempre no final da tabela. Em 2010 terminou em penúltimo à frente da Virgin, feito que repetiu no ano seguinte. Este ano terminou em último na tabela de construtores.
Apresentação da Hispania, em 2010.
O carro de 2012, o F112, teve problemas de desenvolvimento, falhando os crash-tests obrigatórios. A equipa atrasou o seu lançamento e quando chegou à primeira corrida do ano, na Austrália, soube-se que apenas um carro estava completo na quinta-feira antes da corrida. A HRT conseguiu terminar o carro na sexta, mas ambos os pilotos falharam a qualificação, excedendo 107% do tempo do piloto mais rápido, tal como tinha acontecido no ano de 2011.
Foto oficial da equipa em 2011.
A melhor posição em corrida este último ano foi um 15º de Narain Karthikeyan no Mónaco, e a melhor de sempre para a equipa, desde 2010, foram três 14º, dois de Karun Chandok (Austrália e Mónaco) e um de Bruno Senna (Coreia do Sul).
O diretor técnico da HRT, Toni Cuquerella, anunciou o fim da equipa no seu Twitter a 30 de Novembro. "Há quatro anos propus a um amigo fazer uma equipa de F1. Hoje, depois de três temporadas, escreveu-se a última página da HRT. Sorte Amigos."
O F112, último carro produzido pela HRT.
Entretanto uma empresa fornecedora de fibra de carbono à equipa está a acusar a HRT de não ter informado sobre o processo de fecho. A Formtech Composites é dona de uma parte da equipa, tendo recebido ações como forma de pagamento.
“De acordo com nosso conhecimento, os donos da HRT são a Thesan Capital SL. A Formtech Composites não aceita essa tática de informações desencontradas e vai investigar quem está ao comando da equipa”, declarou a empresa.
A última corrida de De La Rosa e Karthikeyan na HRT, no Brasil.
A HRT entrou em liquidação a 30 de Novembro, último dia para as inscrições de equipas no campeonato de 2013.
O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.
Contactos