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Gp do Mónaco, 26 de Maio de 2013

por Tiago Crispim, em 26.05.13

 

Panorâmica do Mónaco

 

GP do Mónaco, como sempre cheio de gente e com sol. Ao contrário da qualificação, à chuva, favorável mais uma vez a Nico Rosberg. O segundo foi Lewis Hamilton, seguido de Sebastian Vettel. Logo atrás ficaram Webber, Raikkonen e Alonso. Pérez partiu de sétimo, seguido de Sutil, Button e Jean-Eric Vergne, que fez a sua melhor qualificação até à data e levava um capacete a homenagear François Cevert.

 

De 11º saiu Hulkenberg, à frente de Ricciardo, Grosjean, Bottas e Van der Garde. Em 16º Maldonado e atrás Di Resta, Pic Gutiérrez, Bianchi, Massa e Chilton, que tal como Massa trocou a caixa de velocidades e foi penalizado.

 

Rosberg a fugir da imagem e Hamilton atrás, na largada

 

Logo na volta de formação Bianchi ficou parado na pista. Na qualificação o piloto da Marussia também teve problemas e teve de trocar de motor.

 

Na largada Vettel tentou atacar os dois Mercedes mas não tinha espaço para passar. Sutil tocou em Button e perdeu a asa dianteira e o mesmo aconteceu a Van der Garde, que tocou em Maldonado. O venezuelano já não tinha asa da frente também. Ainda na primeira volta Pérez cortou a chicane, passando pelo companheiro de equipa. Button veio depois queixar-se da manobra à equipa. Algumas voltas depois Pérez recebeu instruções para devolver a posição a Button.

 

O incêndio no Caterham de Charles Pic

 

As ultrapassagens são sempre muito complicadas no circuito de Monte Carlo mas as perseguições eram muitas na nona volta, altura em que Pic parou o seu Caterham junto da entrada das boxes com um incêndio no carro.

 

Massa estava desde a partida atrás de Estebán Gutiérrez em 16º e o outro Ferrari seguia em sexto, fortemente pressionado por Button.

 

Com quinze voltas cumpridas, as equipas começavam a tratar de poupar os pneus, fator chave para vencer, ou pelo menos pontuar no Mónaco. Por isso os pilotos estavam em média oito segundos mais lentos que na qualificação.

 

 Rosberg a fugir novamente, desta vez no túnel

 

Na volta 23, Daniel Ricciardo foi o primeiro a parar para trocar de pneus. Logo depois viu-se um aumento de ritmo geral, a antecipar a primeira ronda de paragens. Nesta altura Paul Di Resta protagonizou, com Felipe Massa, uma excelente ultrapassagem na curva Ste. Devote. O escocês da Force India já estava a forçar o andamento desde a volta 19.

 

Na volta 30, Massa, com pneus novos, teve um acidente muito parecido com o que teve na terceira sessão de treinos livres. Travou largo e perdeu o controlo, indo parar às barreiras da Ste. Devote. Para apimentar a corrida, entrou o Safety Car.

 

O Ferrari de Massa depois do acidente

 

Por causa das trocas de pneus e entrada do Safety Car, Vettel e Webber passaram para segundo e terceiro, deixando Hamilton em quarto lugar. Esta foi a primeira vez nesta temporada que vimos o ‘SC’ liderar uma corrida e talvez valha a pena lembrar que os F1 já dobrados têm oportunidade de recuperar as voltas em atraso.

Nove voltas depois o carro de segurança saiu de pista e Rosberg manteve a liderança. Vettel recebeu uma mensagem pelo rádio para manter, para já, distância de Rosberg porque, ao contrário do que a Mercedes tinha dito, o piloto não tinha quaisquer problemas de desgaste. Alonso atacava Raikkonen em força e Hamilton tentou passar Webber em La Rascasse, com uma boa defesa de Webber.

 

O Safety Car a liderar a prova

 

Logo depois foi Pérez que protagonizou uma grande ultrapassagem a Button, desta vez sem tocar no companheiro de equipa. Duas voltas depois o mexicano tentou passar Alonso exactamente no mesmo sítio e o espanhol fugiu pela chicane. Pelo rádio ouvimos as duas versões. Alonso disse que evitou um acidente, e Pérez afirmou que o piloto da Ferrari cortou a chicane.

 

Mas isto rapidamente passou  para segundo plano quando Max Chilton tocou em Maldonado e levou o Williams a levantar voo, batendo de nariz com as barreiras na curva Tabac. O impacto arrancou as barreiras que bloquearam a pista e a bandeira vermelha foi mostrada. Quem levou com os restos foi o companheiro de equipa de Chilton, Jules Bianchi, que danificou a parte da frente do seu carro.

 

Maldonado a levantar voo

 

A frente do Marussia de Bianchi

 

O estado da barreira de proteção

 

Com a bandeira vermelha os carros podem ser arranjados e os pneus trocados, por a questão era se alguém conseguiria fazer as 32 voltas que faltavam sem parar.

 

Durante a paragem a questão era se Alonso iria devolver a posição a Pérez, dúvida esclarecida pela Ferrari pouco depois. Na largada o espanhol da Ferrari iria ceder a posição ao mexicano da McLaren.

 

A corrida foi relançada sob Safety Car, com Alonso a dar a sexta posição a Pérez, mas sem qualquer incidente. Max Chilton foi penalizado por ter causado a colisão com Pastor Maldonado.

 

Alonso em perseguição a Pérez

 

O único piloto da Ferrari ainda em pista não perdeu tempo em tentar ultrapassar Pérez e pressionava o mexicano, tal como Hamilton pressionava o Red Bull de Webber.

 

Adiran Sutil é que foi aproveitando a curva Loews (o gancho) para passar, primeiro Button e depois Alonso, para se alojar na sétima posição. A McLaren achou por bem avisar Pérez, que seguia em sexto, que Sutil estava “ao ataque”.

 

Bianchi, que resistiu ao acidente de Maldonado, abandonou na volta 61, com um problema no disco dos travões que acabou com o francês na escapatória de Ste. Devote.

 

Sutil a passar Alonso na Loews

 

Como não há duas sem três, o Safety Car regressou à pista graças a um acidente entre Grosjean e Ricciardo. O francês da Lotus entrou pelo Toro Rosso dentro à saída do túnel e partiu a asa dianteira. Ricciardo ficou sem asa traseira e abandonou na altura. Ainda durante o período de Safety Car, Grosjean foi até às boxes para abandonar a prova.

 

A colisão entre Grosjean e Ricciardo

 

Relançada a corrida, as posições mantiveram-se, com um ritmo bastante elevado. Pérez tentou passar Raikkonen mais uma vez, mas o finlandês da Lotus não deixou qualquer espaço e fez o McLaren tocar na parede. Voaram bocados de fibra de carbono mas o mexicano continuou em pista e Raikkonen foi trocar de pneus, perdendo várias posições.

 

Mais atrás Alonso tentou passar Sutil por fora em La Rascasse, mas Button conseguiu aproveitar a movimentação e ganhar posição ao Ferrari.

 

Raikkonen a apertar Pérez

 

Pérez foi aguentando o quinto lugar mas algo não estava bem com o carro e o piloto mexicano abandonou perto da entrada das boxes.

 

Rosberg levou o Mercedes à vitória, trinta anos depois do seu pai ter vencido no Mónaco. Em segundo terminou Vettel, seguido de Webber. Hamilton ficou em quarto, à frente deSutil, Button, Alonso, Vergne, Di Resta e Raikkonen, que fechou os lugares pontuáveis de forma notável, depois de ter subido desde último a menos de dez voltas do fim.

 

Hulkenberg, Bottas Gutiérrez, Chilton e Van der Garde terminaram depois e Pérez, Grosjean, Ricciardo, Bianchi, Maldonado, Massa e Pic não chegaram ao fim da corrida.

 

Nico Rosberg terminou em primeiro

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publicado às 14:57

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O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.



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