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GP do Bahrein, 21 de Abril de 2013

por Tiago Crispim, em 21.04.13

Em dia de anos de Max Chilton, Mark Webber celebrou também. O australiano da Red Bull completou 200 corridas na F1.

 

Mas quem tinha mais motivos para estar contente antes da partida era Nico Rosberg, que conseguira o melhor tempo na qualificação.  Sebastian Vettel e Fernando Alonso partiram do segundo e terceiro lugares.Massa atrás, seguido de Di Resta, Sutil, Webber, Raikkonen, Hamilton e Button a fechar os dez primeiros. Logo depois estavam Grosjean, Pérez, Ricciardo, Hulkenberg, Bottas, Vergne, Maldonado, Pic, Bianchi, Van der Garde, Chilton e Gutiérrez.

 

"Palavras sábias de Neil", descreveu a Force India no Twitter

 

Vários pilotos foram penalizados por incidentes no GP passado, como Webber e Gutiérrez, e Hamilton perdeu cinco lugares por trocar de caixa de velocidades antes da qualificação.

 

A maioria dos pilotos da frente partiu com pneus médios. Massa é o primeiro com os duros, tal como Grosjean, Hulkenberg, Gutiérrez, Bottas e Vergne.

 

No arranque, Rosberg conseguiu defender a posição e Sutil parece ter tocado no Ferrari de Massa. Na frente, Vettel e Alonso pressionavam o alemão da Mercedes, que aguentou três voltas até deixar passar Vettel. A luta era agora entre Alonso e Rosberg, mas o espanhol não podia deixar fugir Vettel.

 

 

A largada vista do Lotus de Raikkonen

 

Nesta altura, Adrian Sutil e Jean-Eric Vergne já tinham parado com pneus furados. Van der Garde e Gutiérrez também já tinham trocado os Pirelli. Massa ficou com danos na asa dianteira por causa do toque com Sutil, mas ficou em pista.

 

Rosberg, que estava pessimista no início da corrida, perdeu  mais uma posição, desta vez para Paul Di Resta, que fazia um bom começo de GP.

 

Na oitava volta, com problemas no DRS, Alonso teve de parar nas boxes, e aproveitou para trocar para os compostos mais duros. O Ferrari não conseguia fechar a sua asa quando usava o DRS e a equipa fechou-a com à pancada com a mão. O problema não se resolveu e o espanhol voltou a parar com o mesmo problema.

 

 

A "alta tecnologia" ao serviço da Ferrari

 

Entretanto vários pilotos começaram a trocar de pneus. E  Paul Di Resta viu-se a comandar o GP do Bahrein. A liderança durou até o piloto da Force India ir às boxes, Vettel passou para o lugar e Di Resta caiu para nono.

 

Para a Ferrari estava a ser um desastre. Alonso seguia em 12º e Massa em 15º, depois de trocar de pneus e asa dianteira.

 

Como sequência de um incidente algo violento entre o Toro Rosso de Vergne e um Caterham que não se percebeu muito bem, Vergne foi o primeiro piloto a abandonar.

 

O estranho incidente com Jean-Eric Vergne

 

Com 22 voltas cumpridas, Vettel mantinha-se na frente e os pilotos começaram a parar para a segunda troca de pneus. As batalhas eram várias, e a realização centrava-se na luta de Perez, Rosberg e Button pelo oitavo lugar. O mexicano da McLaren era o primeiro dos três, depois de ultrapassar Rosberg. Button, na perseguição ao Mercedes, também acabou por passar. Os McLaren começaram a ganhar distância de Rosberg. Na volta 27 o inglês finalmente passou o mexicano. Mais na frente, Di Resta voltava à ribalta, ultrapassando Grosjean pela segunda posição.

 

A boa luta dos McLaren estava a deixar Martin Whitmarsh preocupado, e com razão. O mexicano tocou na traseira de Button, o que levou o inglês a pedir para acalmarem Pérez.

 

A luta entre Pérez e Button, companheiros de equipa

 

A um pouco mais de metade da corrida, com 32 voltas cumpridas, Vettel liderava, seguido de Di Resta, Raikkonen, Webber, Button e Pérez, que continuavam a luta. O inglês da McLaren começava a perder o humor. Quem aproveitava era Grosjean, que seguia em sétimo, seguido de Hamilton, Alonso, Maldonado, Massa e Hulkenberg. O 14º era Bottas, à frente de Ricciardo, Pic, Sutil, Gutiérrez, Bianchi, Chilton e Van der Garde.

 

Uma volta depois, o Lotus de Grosjean passou Pérez e na volta seguinte passou Button, quase sem dificuldade. O outro Lotus também passava, mas para segundo, tendo parado na volta 35, para a sua última paragem. Button fez o mesmo, antes que a luta com o companheiro de equipa desse para o torto.

 

O pneu de Massa, a furar pela segunda vez

 

Lewis Hamilton subiu a quinto, às custas de Pérez e Paul Di Resta parou pela última vez, tendo caído para oitavo. Massa, com um pneu destruído, teve de fazer uma paragem não planeada devido a um furo, o segundo nesta corrida e no mesmo pneu.

 

Webber, que saía das boxes, apanhou-se no meio da luta entre Rosberg e Button. O australiano da Red Bull fechou o espaço a Rosberg, que levou uma forte pancada lateral no Mercedes. Como consequência, perdeu o lugar para o Red Bull e para o McLaren. Os comissários começaram a investigar o incidente. Webber já tinha sido penalizado nesta grelha de partida por ter causado uma colisão na corrida anterior.

 

Vettel parou na volta 43 pela última vez na corrida, tal como Grosjean. A diferença de tempos deixava o alemão à vontade para vencer a prova.

 

Alonso a aproveitar a ultrapassagem de Pérez a Button

 

Alonso, sem poder usar o DRS, era décimo e chegou a fazer o melhor tempo no circuito. Massa era 12º, com dois furos pelo meio.

 

Pérez, que voltou à carga, passou Button. Alonso aproveitou para fazer o mesmo. Aproveitando o balanço, passou o mexicano na reta e subiu para sétimo.

 

Hamilton, em quinto, alcançou e passou Merk Webber. Mais na frente, e com seis voltas para o fim, Grosjean atacava Di Resta pelo último lugar no pódio. O piloto da Force India, a fazer uma grande corrida, deve ter achado que não tinha hipóteses de aguentar o Lotus durante as restantes voltas e deixou Romain Grosjean passar.

 

Lá no fim, Giedo Van Der Garde estava a ser investigado por “largada sem segurança”.

 

Sérgio Pérez a empurrar Fernando Alonso para fora da pista

 

Pérez, que não desistia, passou Alonso, atirando o espanhol para fora do asfalto. Sem DRS, Alonso não conseguiu dar resposta. O mexicano saltou para sétimo. Na luta também aguerrida pelo quinto, Hamilton passou Webber, mas o australiano voltou a ganhar a posição. O inglês da Mercedes conseguiu passar novamente na última volta, seguido no movimento por Pérez.

 

No final Vettel venceu sem surpresa, e dois pódios para a Lotus. Raikkonen e Grosjean. Di Resta terminou em quarto, seguido de Hamilton, Pérez e Webber. Alonso com dificuldades, fez uma excelente prova para terminar em oitavo, seguido de Rosberg e Button.

 

O pódio de 2013, juro

 

Fora dos pontos ficaram Maldonado, Hulkenberg, Sutil, Bottas, Massa, Ricciardo, Pic, Gutiérrez, Bianchi, Chilton e Van der Garde. Vergne não terminou a corrida.

 

Curiosamente, os três primeiros são exactamente os mesmos de 2012. A 12 de Maio as corridas são mesmo aqui ao lado, em Espanha.

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publicado às 15:14

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O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.



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