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Marussia e Caterham apresentam carros antes dos testes

por Tiago Crispim, em 05.02.13

Antes dos primeiros testes da pré-temporada, a Caterham e a Marussia apresentaram os carros que vão disputar o campeonato de 2013.

No ano anterior a Marussia não tinha conseguido completar o carro a tempo dos primeiros testes, mas desta vez, na madrugada de hoje [5 de Fevereiro] revelaram o novo MR02. Como maior novidade está o KERS, que a equipa adopta pela primeira vez. 

 

O diretor da equipa, John Booth, disse que "foi dito muitas vezes durante 2012 que, apesar dos impressionantes passos que tomámos noutras áreas de desenvolvimento, o KERS - ou a falta dele - foi um fator determinante na nossa posição em relação aos nossos adversários."

 

 

"O KERS era uma 'omissão estratégica' do nosso pacote até agora; optamos por pôr a ênfase na aerodinâmica, para que, quando estivéssemos em posição de trazer o sistema para o caro, já tivéssemos a base mais forte possível, e que a sua integração fosse relativamente simples. Até agora esse tem sido o caso, porque a nossa equipa de engenharia de pista passou o inverno a melhorar ferramentas e preparar a adição do KERS, para assegurar que podemos começar bem a partir desta semana e usar o curto período de testes que temos para optimizar o carro para Melbourne", concluiu.

 

Com o famigerado degrau no nariz continua o Caterham CT03 apresentado também neste dia. O carro vai manter a configuração atual para a primeira corrida, na Austrália, mas posteriormente vai receber novas asas frontais e traseiras e um novo difusor.

 

 

"Por fora, a mudança mais óbvia no CT03 é na cor. Embora retenha o verde e amarelo que se tornou sinónimo da nossa equipa desde 2010, refrescámos ambas as cores para melhorar a visibilidade na pista e dar o que acreditamos que vai ser uma das melhores pinturas da pit lane", disse o novo diretor de equipa, Cyril Abiteboul.


Já o diretor técnico da Caterham, Mark Smith, explicou que o carro é uma evoução do ano passado, e que a equipa já prepara as mudanças de regulamentos para 2014, mas que há mudanças nas entradas de ar laterais, no difusor, cobertura de motor e saídas de ventilação, além de outras mais subtis.

 

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publicado às 21:54

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O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.



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