Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Novas regras e calendário para 2013

por Tiago Crispim, em 17.12.12

A FIA anunciou algumas alterações às regras e o calendário para a próxima temporada.

 

As mudanças não são muitas. Em 2013 os pilotos só poderão utilizar o DRS nas zonas próprias, mesmo em treinos livres ou qualificações. Até agora, o sistema podia ser acionado quando o piloto desejasse, excepto durante a corrida. A mudança é alegadamente por razões de segurança, embora nenhum acidente tenha ocorrido até agora por causa disso.

 

A segunda mudança é o alargamento da proibição de estar no paddock. Passou de seis para oito horas na quinta-feira à noite. Agora os membros da equipa não podem estar, nessa altura, dentro do paddock a fazer alterações aos carros. A regra anterior contemplava ainda quatro exceções, que passaram agora a duas.

 

Da reunião da FIA com a WMSC (World Motor Sport Counsil, ou Conselho Mundial de Desporto Motorizado) em Istambul, saíram ainda várias alterações aos regulamentos técnicos. Os testes nas asas dianteiras passam a ser mais limitados, para prevenir as equipas de usar partes flexíveis para melhorar a aerodinâmica. Aumenta o mínimo de peso de cada carro, para compensar o aumento de peso dos pneus para o ano; passa a ser proibida a razão de força maior ou 'force majeure', quando os carros param em pista durante a qualificação. No ínicio da temporada, a FIA vai ainda determinar quanto combustível cada carro teria usado para regressar à boxe e adiciona essa conta à amostra mínima de um litro. Esta última regra limita as equipas que tentavam qualificar-se com combustível a menos, para aligeirar o peso do carro.

 

 

Ainda houve algumas mudanças às regras para 2014. O uso exclusivo da eletricidade como combustível na reta das boxes foi adiada até 2017 e as mudanças ao desenho do carro, que reduziriam a downforce e o arrastamento para melhorar a eficiência, reverteram às especificações de 2012. O limite mínimo de peso foi ainda aumentado para compensar o peso acrescentado dos motores em 2014.

 

O calendário para o ano é o seguinte:

 

17/03 Australia
24/03 Malásia
14/04 China
21/04 Bahrain
12/05 Espanha
26/05 Mónaco
09/06 Canadá
30/06 Grã-Bretanha
07/07 Alemanha
21/07 Reservado para uma corrida europeia, ainda por aprovar pelas autoridades desportivas (provavelmente Valência)
28/07 Hungria
25/08 Bégica
08/09 Itália
22/09 Singapura
06/10 Coreia do Sul
13/10 Japão
27/10 Índia
03/11 Abu Dhabi
17/11 Estados Unidos
24/11 Brasil

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:56

Aviso Legal

Todas as fotos e vídeos são retirados da internet e reproduzidos sem fins lucrativos, com o propósito de justificar os relatos de acontecimentos da actualidade. Se os respectivos autores pretenderem a não inclusão das suas obras neste espaço, avisem o autor do blog. Este disponibiliza-se a retirá-las de imediato.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.



Onde é que veio parar?

O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.



Contactos




Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D


Rádio Autónoma