Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Resumo do GP britânico (Silverstone)

por Tiago Crispim, em 08.07.12

Depois de uma qualificação marcada pela chuva torrencial na Grã-bretanha, Fernando Alonso conquistou a pole position, seguido de Michael Schumacher e Mark Webber. A McLaren sofreu com o tempo. Lewis Hamilton partiu de oitavo e Jenson Button de 16º.

Vitaly Petrov nem sequer partiu, com uma falha de motor na saída de boxe para a grelha de partida, que deixou o seu carro a meio do caminho.

 

Na partida Sebastien Vettel, que saiu da quarta posição, perdeu o lugar para Felipe Massa, e as lutas eram muitas no meio do pelotão. Paul Di Resta furou um pneu e trocou apenas esse, quando entrou nas boxes. Outros que entraram cedo foram Romain Grosjean, que trocou de nariz e para os pneus macios, e novamente Di Resta que parecia ter problemas depois de um contato com Raikkonen que potencialmente danificou a suspensão do carro do escocês. E com apenas quatro voltas já tínhamos duas desistências.

 

 

Paul Di Resta de regresso à boxe depois da sua desistência.

 

Vale a pena referir que a Pirelli levou para Silverstone os compostos macios e duros.

 

Vettel trocou para os pneus duros na décima volta, talvez por estar a perder muito tempo para os seus competidores diretos. Na volta seguinte vieram também Sérgio Pérez e Pastor Maldonado. Logo depois o mexicano e o venezuelano tocaram-se. Maldonado fez deslizar um pouco o seu carro, ao alargar a trajetória, e foi contra o piloto da Sauber, que imediatamente desistiu. “Ema manobra estúpida de Maldonado, que não me quis deixar espaço. É incrível, arruinou-me o fim-de-semana. Vou reclamar”, disse mais tarde Pérez, à BBC. Ele considerou que o venezuelano não respeita os outros pilotos e que a punição com drive-throughs não é suficiente. “É um piloto que não sabe que estamos a arriscar as nossas vidas e não tem qualquer respeito.”

 

 

O acidente entre Maldonado e Pérez.

 

Uma grande corrida estava a fazer Felipe Massa, que ultrapassou Schumacher para a terceira posição, altura em que o piloto da Mercedes foi também trocar de pneus. Um pouco depois Massa também parou mas manteve-se à frente de Schumacher.

 

Alonso parou à volta 16, manteve os pneus duros e caiu para segundo, atrás de Hamilton, que ainda não tinha parado. O britânico ainda chega a ser ultrapassado pelo espanhol antes sequer de fazer a sua primeira paragem. Hamilton só para na volta 22, e cai para sétimo. Mas a estratégia do britânico era fazer um stint curto com os pneus macios e rapidamente trocou para os compostos duros, altura em que começou a correr com Romain Grosjean, com uma estratégia semelhante. A luta destes dois pilotos dominou grande parte da transmissão nesta altura, a 19 voltas do final.

 

Outra luta interessante era um pouco mais à frente, entre Schumacher e Kamui Kobayashi, que terminou com a segunda paragem do alemão. Alonso também tinha de parar para correr com os Pirelli macios e fê-lo à volta 38, sem perder o primeiro lugar para Mark Webber. Kobayashi também parou, mas ia levando quatro mecânicos à frente, quando falhou o ponto de travagem na boxe.

 

 

Kobayashi a atropelar os seus mecânicos.

 

E a temida chuva nunca chegou a aparecer, mas tivemos uma boa corrida, com trapalhadas e lutas por posição, com muitas trocas no meio do pelotão.

 

Mesmo no final da corrida o australiano da Red Bull começou a apanhar o Ferrari do líder do campeonato, o que garantiu a emoção até ao final. Na altura Alonso era o líder do campeonato e Webber o vice. Em cinco voltas Webber começou a fazer cair os tempos e estava colado ao Ferrari com cinco voltas para o final.

 

A McLaren teve um dia não, com Hamilton a ser ultrapassado por Schumacher pela sétima posição. Button estava ainda mais atrás, em 11º. Como Button recuperou, talvez a pior equipa hoje tenha sido a Sauber, que viu um piloto desistir e outro terminar em 11º, ou a Force India, que também teve uma desitência e um 12º lugar.

 

Webber eventualmente passou por Alonso, prova que em Silverstone o melhor é terminar com os pneus duros, sem que o espanhol pudesse dar resposta a tempo, já que Webber se distanciou quase imediatamente. Atrás destes dois ia o outro Red Bull, o de Vettel, com Massa em quarto, naquela que foi a sua melhor corrida desde há muito tempo. Mas o brasileiro estava também a ser apertado por Kimi Raikkonen. Aposta ganha da Lotus ao ir buscar o finlandês, nesta altura do campeonato, é mais que óbvia.

 

 

O momento em que Webber ultrapassou Alonso.

 

Outra luta atrás, pelo nono lugar, com Senna a sair-se melhor que Hulkenberg, a uma volta do fim.

 

Foi a segunda vitória deste ano para Mark Webber, seguido de Alonso, Vettel, Massa, Raikkonen, Grosjean, Schumacher e Hamilton em oitavo. Senna, Button, Kobayashi e Hulkenberg atrás. Em 13º Ricciardo, seguido do companheiro de equipa Vergne. Depois Rosberg, Maldonado, Kovalainen, Glock, Pic, De La Rosa e Karthikeyan. Não terminaram Pérez, Di Resta e Petrov, que nem sequer partiu.

 

Já no pódio, a lenda viva do automobilismo, Jackie Stewart, entrevistou brevemente os pilotos, uma novidade interessante, com a vantagem do som ser difundido para todo o circuito, e não apenas para a tv, como habitual. A próxima corrida é em Hockenheim, dia 22 de Julho.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 14:32

Aviso Legal

Todas as fotos e vídeos são retirados da internet e reproduzidos sem fins lucrativos, com o propósito de justificar os relatos de acontecimentos da actualidade. Se os respectivos autores pretenderem a não inclusão das suas obras neste espaço, avisem o autor do blog. Este disponibiliza-se a retirá-las de imediato.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.



Onde é que veio parar?

O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.



Contactos




Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D


Rádio Autónoma