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GP do Canadá

por Tiago Crispim, em 12.06.12

Desta vez não fiz o resumo da corrida como de costume, mas faço agora a análise da corrida, equipa a equipa.

 

Lewis Hamilton tornou-se o sétimo vencedor deste ano, após sete corridas. O britânico lidera o campeonato com dois pontos a mais que Alonso e três que Vettel. Hamilton tomou a liderança da corrida depois da primeira paragem nas boxes mas perdeu-a na segunda troca de pneus. Regressou ao topo do pelotão ao passar Vettel e Alonso com pneus mais frescos. Jenson Button ficou em 16º pela segunda vez consecutiva, sempre sem conseguir tirar o melhor partido dos Pirelli. O piloto confessou não ter explicação para isso após a corrida. "Estou a ser 1,5 segundos mais lento que os líderes e um deles é o meu companheiro de equipa mas não consigo andar mais rápido".

 

Sebastien Vettel partiu da pole position mas não foi suficiente para terminar no pódio. A equipa apostou numa arriscada estratégia de uma paragem, a par de Alonso, que não resultou. O piloto alemão foi obrigado a parar a sete voltas do fim, para se manter entre os primeiros, e terminou em quarto. Mark Webber fez duas paragens e sofreu com o "trânsito" no meio do pelotão, que o deixou em sexto após uma batalha com Rosberg.

 

Fernando Alonso acabou por ser o principal prejudicado neste GP do Canadá. O espanhol apostou também numa estratégia de uma paragem, mas ao contrário da Red Bull, a sua equipa não mudou de ideias quando os pneus começaram a atrasar os tempos do piloto. Alonso manteve-se do lado da equipa no final, dizendo que estavam a tentar ganhar. A verdade é que ele caiu para quinto em apenas seis voltas. Para Felipe Massa a corrida correu melhor, tendo em conta as últimas prestações do brasileiro. Acabou em décimo, depois de presentear o público com dois piões, logo na sexta volta.

 

Romain Grosjean fez o seu melhor resultado da temporada até agora, com um segundo lugar. O francês fez apenas uma paragem mas conseguiu conservar os pneus macios até ao final. (A Pirelli levou para o Canadá pneus macios como prime e super-macios como option). Podia ter alcançado melhor resultado, se não estivesse atrás de Rosberg na primeira metade da corrida. Kimi Raikkonen terminou em oitavo, depois de partir de 12º. Acabou por nunca tirar o melhor proveito dos super-macios.

 

Sérgio Pérez, mais uma vez, mostrou-se mestre em poupar os pneus. Partiu de 13º e acabou em terceiro. A estratégia de começar com os prime e terminar com os option valeu uma ultrapassagem a Raikkonen que se mostrou decisiva para depois passar por Rosberg e Alonso. O mexicano estava, no final, a fazer várias voltas mais rápidas e a ganhar mais de dois segundos por volta ao Ferrari do piloto espanhol. Kamui Kobayashi, também com apenas uma paragem, optou por começar com os super-macios, o que o obrigou a parar mais cedo. No final isso ditou que não fosse além do oitavo lugar.

 

Nico Rosberg foi novamente o melhor dos dois Mercedes. O alemão fez uma boa corrida, mas no final, ocupado a lutar com Felipe Massa acabou por perder uma posição para Sérgio Pérez e terminou apenas em sexto, sem capitalizar a suposta vantagem dos motores Mercedes nas retas canadianas. Michael Schumacher teve mais um abandono, quando seguia em 12º. O seu DRS encravou e ficou aberto, levando a uma saída de pista por falta de apoio aerodinâmico e posteriormente à desistência da corrida, quando os mecânicos não conseguiram resolver o problema na boxe.

 

Ambos os Force India ficaram fora dos lugares pontuáveis. Paul Di Resta partiu de oitavo mas acabou em 11º. O escocês debateu-se com imensa degradação nos super-macios e depois da primeira paragem viu-se sempre no meio do pelotão. Nove segundos atrás ficou nico Hulkenberg, em 12º. Teve os mesmos problemas que o seu companheiro de equipa.

 

Pastor Maldonado partiu de 22º, depois de um acidente na qualificação e uma troca de caixa de velocidades que o penalizou em cinco lugares. O venezuelano fez apenas uma paragem e conseguiu levar o Williams até ao 13º lugar. Bruno Senna, que posteriormente venceu o prémio Lorenzo Bandini (dado a pilotos promissores em início de carreira), optou também por apenas uma paragem, e terminou em 17º, um segundo e meio atrás de Jenson Button.

 

A Toro Rosso continua a não marcar pontos pela quinta vez este ano. Daniel Ricciardo foi 14º, sempre com problemas em tirar o melhor partido do seu carro e a lutar com os Force India e o Williams de Maldonado. Depois da segunda paragem não conseguiu manter o ritmo. Jean-Eric Vergne qualificou-se atrás dos dois Caterham, mas conseguiu terminar em 15º, à frente de Jenson Button, mesmo tendo cumprido um drive-through por ter excedido a velocidade nas boxes.

 

A Caterham continua a destacar-se das suas concorrentes diretas. Desta vez ambos os carros ficaram à frente de um Toro Rosso na qualificação. Infelizmente não foram capazes de manter o nível durante a corrida. Heikki Kovalainen ainda andou à frente de Senna mas teve problemas com os seus pneus e perdeu a posição, terminando em 18º. Vitaly Petrov ainda lutou com o seu companheiro de equipa por esse lugar, mas ficou em 19º.

 

Charles Pic foi o único piloto da Marussia a terminar o GP do Canadá. A equipa foi ultrapassada pela HRT na qualificação e só depois da desistência de Pedro De La Rosa os pilotos conseguiram ultrapassá-lo. Timo Glock não terminou, pela primeira vez este ano, com problemas no motor, muita degradação nos pneus e por fim, problemas nos travões. Charles Pic foi o último piloto a terminar, em 20º, três voltas atrás de Lewis Hamilton.

 

Nenhum dos HRT fez mais de 25 voltas nesta corrida. Depois de terem sido melhores que os Marussia na qualificação, foi pena não terem chegado ao fim. O problema foi o mesmo, tanto para Pedro De La Rosa como para Narain Karthikeyan. Sobreaquecimento dos travões.

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publicado às 15:47

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O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.



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