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Resumo do GP da China

por Tiago Crispim, em 15.04.12

Partimos para este GP da China com várias surpresas na grelha de partida. Nico Rosberg fez a sua primeira pole na F1 e Schumacher parte ao lado do companheiro de equipa. É a primeira linha da Mercedes desde 1955. Kamui Kobayashi levou o Sauber ao terceiro lugar da grelha, depois de, na corrida passada, Sérgio Pérez ter terminado em segundo. A partida completa-se com Raikkonen, Button, Webber, Hamilton (penalizado em cinco lugares por ter trocado de caixa de velocidades nos primeiros treinos livres), Pérez, Alonso e Grosjean, a fechar os dez primeiros. Vettel sai de 12º, não tendo passado para a Q3.

 

No arranque, Rosberg manteve o primeiro lugar mas Kobayashi caiu imediatamente para sexto. Vettel também desceu de posição, para 14º, ultrapassado por Senna e Di Resta.

 

O primeiro a parar foi Mark Webber, na sétima volta. Trocou para pneus médios. Para o resto do pelotão começar a trocar, foi preciso esperar mais três voltas. A maioria dos pilotos partiu com pneus macios e trocou para pneus médios. À saída das boxes Hamilton e Raikkonen tiveram uma breve luta por posições. Mark Webber foi apanhado na refrega, quando o inglês e o finlandês encontraram o australiano.

 

 

 Fernando Alonso a equipar-se para entrar no Ferrari

 

Michael Schumacher foi o primeiro desistente; disse na rádio que ia perder uma roda e estava fora da corrida. O mecânico responsável pela roda direita dianteira foi visto a gesticular, para o carro não sair.

 

Entretanto Nico Rosberg, que tinha já trocado de pneus, voltava a assumir o comando, tirando de lá Felipe Massa, que ainda não tinha parado na 18ª volta. Lá mais atrás, Sebastian Vettel  conseguia chegar aos lugares pontuáveis pela primeira vez na corrida.

 

Na 22ª volta Webber foi novamente o primeiro a parar para trocar o jogo de pneus, mas desta vez o resto dos pilotos demorou mais tempo para o seguir. A segunda troca foi feita por todos até à volta 30.  Nessa mesma volta Heikki Kovalainen parou com um problema no pneu traseiro direito.

 

Nesta altura as lutas no meio do pelotão sucediam-se, com várias ultrapassagens.  Pérez defendia-se e bem de Hamilton, e a Sauber pedia ao  mexicano para aguentar mais umas voltas com os pneus que tinha.

 

 

 Foto artística da Lotus

 

Mark Webber conseguiu levantar as duas rodas da frente ao subir um corretor. Seguia em 11º. Button, que estava a fazer uma corrida excelente, teve um problema no pneu esquerdo. À sua frente estava Vettel, que recuperara da sua má posição de início de partida.

 

Até ao final da corrida as posições não se alteraram muito mas houve boas lutas, entre Raikkonen e Vettel e Webb e Hamilton. Button teve um problema na última paragem e caiu para sexto, mas conseguiu voltar a subir na classificação.

 

A McLaren conseguiu recuperar bem e levar os seus dois carros ao pódio, mas claro que o mérito vai todo para Nico Rosberg, que na China, alcança a sua primeira vitória na Fórmula 1. Três motores Mercedes nos três primeiros lugares.

 

 A celebração de Nico Rosberg e Norbert Haug

 

Rosberg, com um Mercedes termina assim em primeiro, seguido dos dois McLaren, Button e Hamilton; em quarto Webber, o primeiro Red Bull, seguido de Vettel. Grosjean foi sexto, na primeira corrida que terminou, e Senna termina nos pontos com um Williams, seguido do companheiro de equipa Maldonado. Fernando Alonso em nono é o primeiro dos Ferrari, um final desapontante depois de uma corrida razoável. Em décimo Kobayashi, que podia ter ficado em melhor lugar (e mesmo assim fez a volta mais rápida). Fora dos pontos ficou Pérez, por pouco, Paul Di Resta, Filipe Massa e Kimi Raikkonen, que depois de lutar pelos lugares cimeiros viu os pneus desistirem de si. Em 15º ficou Hulkenberg, seguido de Vergne e Ricciardo nos Toro Rosso, depois Petrov, Glock, Pic, De La Rosa e Karthikeyan.

 

 Em último ficou Heikki Kovalainen, que apesar do problema no pneu durante a corrida não abandonou. O único que o fez, e com pena, porque podia ter feito um bom resultado, foi Michael Schumacher.

 

Foram precisas 110 corridas para Rosberg vencer um GP. Na conferência de imprensa seguida à corrida, o alemão declarou que “não esperava ser tão rápido hoje”.

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publicado às 09:59

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O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.



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