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O GP de Singapura cronologicamente - Marina Bay 25-09-2011

por Tiago Crispim, em 25.09.11

Às vezes as coisas correm mesmo como o esperado. Depois de tantas (14) corridas regulares, com oito vitórias, quatro segundos lugares e uma quarta posição, o estranho era Vettel não terminar em primeiro. Mas se Button ficasse em segundo a decisão do campeonato teria de ficar para depois.

 

Vettel e Webber partiram da linha da frente, seguidos dos dois McLaren. A largada pareceu limpa mas Daniel Ricciardo tocou em Glock, danificou a sua asa dianteira e desceu para último. É de lembrar que o seu companheiro de equipa é que tinha partido da última posição graças a uma penalização dada na corrida anterior.

 

Hamilton desceu de quarto para oitavo na primeira curva apesar de um excelente arranque. O inglês entrou por dentro na curva 1 e foi ultrapassado por vários pilotos. Na volta cinco já se aproximava de Felipe Massa, que seguia no quinto lugar.

 

Na volta número seis, Vettel estava a 1,5s de distância para o segundo lugar, Jenson Button.

 

Na décima volta Mark Webber faz uma excelente ultrapassagem a Felipe Massa na décima volta, a mesma em que Alonso, que seguia atrás desses dois, trocou de pneus. Na volta seguinte vimos a primeira desistência, Timo Glock, que começou a deitar fumo,  dirigiu-se a uma escapatória e aí ficou. A causa foram os danos causados na colisão com 
Ricciardo, que fizeram o carro difícil de controlar.

 

Glock a ver a corrida das boxes antes do "debriefing" da sua corrida.

 

Hamilton e Massa foram à boxes ao mesmo tempo, com o brasileiro à frente do inglês. Depois de saírem, Hamilton tentou passar, Massa fechou e a asa dianteira do McLaren foi contra a roda traseira do Ferrari e ambos os pilotos saíram a perder. Hamilton teve de trocar de asa e Massa de pneus, já que furou o pneu. Estranhamente, Hamilton não foi imediatamente à boxe, só na volta seguinte. E o inglês ainda foi penalizado por causar uma colisão.

 

Enquanto isto acontecia, a acção não parava. Os carros estavam muito juntos e várias lutas por posições aconteciam. Kamui Kobayashi, que teve um acidente na qualificação, perdeu dois lugares, para Schumacher e Sutil. Pouco depois levou o Sauber às boxes para trocar de pneus.

 

A batalha que prendeu a atenção das câmaras a seguir foi entre Paul Di Resta e Fernando Alonso, coisa que durou até à zona de KERS, onde o Ferrari ultrapassou em linha recta. Na verdade Alonso e Di Resta estavam em fases diferentes da corrida, com o escocês ainda sem ter trocado os pneus, coisa que fez logo de seguida. Foi o último carro a fazer a primeira paragem.

 

Lewis Hamilton perguntou às boxes, a certo ponto, contra quem corria e a equipa respondeu que corria para pontos. O inglês ia em 15º. O engenheiro de Hamilton ainda acrescentou que esperavam que o Safety Car aparecesse. Uma ideia não muito estranha, já que apenas o piloto da McLaren e Fernando Alonso fizeram mais voltas ao comando que o SC, na história da prova.

 

Pelo terceiro lugar lutava Webber, que tinha Alonso à frente, na volta 25. Lá mais atrás Hamilton ultrapassou o outro Ferrari e ia já em 12º. Na volta 28 já era décimo.

 

Os Ferrari andavam com problemas com a temperatura dos travões e o piloto espanhol fez a segunda paragem nas boxes. Entretanto Jaime Alguersuari  cumpriu uma penalização por ter causado um furo no Lotus de Trulli. Na transmissão não se viu esse incidente.

 

A equipa Lotus em acção.

 

A Force India deve ter instruído Sutil para deixar passar Di Resta, assim aconteceu. O escocês esteve muito bem todo o campeonato e esteve melhor nesta corrida também. Tenho dúvidas se não será o estreante do ano. É entre ele e Sérgio Pérez.

 

O mexicano que teve uma luta com os dois Mercedes, Rosberg conseguiu passar mas Schumacher foi contra o Sauber. O Mercedes levantou o nariz, aterrou e seguiu a direito contra a barreira de protecção. Todos aproveitaram para ir às boxes. Em repetição vê-se que Pérez tocou em Rosberg antes de perder a posição e Schumacher bateu no Sauber quando este travou na parte interior da curva.  O alemão disse depois que não esperava que o Sauber travasse tão cedo e que foi apenas um incidente de corrida. O Safety Car entrou em pista. Todos aproveitaram para ir trocar de pneus, e na volta 34 regressou a corrida.

 

Com tantos carros juntos é complicado perceber quem luta com quem. Pelo quinto lugar lutavam Di Resta, Rosberg, Sutil, Hamilton e Pérez, só para terem uma ideia da confusão. Longe da confusão continuava Vettel, que lá ia fazendo as suas voltas mais rápidas.

 

Hamilton passou com alguma facilidade por Sutil, umas voltas depois por Rosberg e ainda por Di Resta. Ia em quinto, à frente mas com distância, tinha Alonso.

 

Kobayashi fez uma corrida apagada e ainda chegou a ser penalizado por ignorar as bandeiras azuis. Rosberg e Pérez também foram investigados mas não penalizados. O incidente entre Pérez e Schumacher vai ser investigado depois da corrida, mas à partida não deve acontecer nada, já que Schumacher admitiu ser um incidente de corrida.

 

 Fogo de artíficio no final do GP.

 

Os dois McLaren ainda tinham de fazer mais uma paragem. Primeiro foi Button e depois Hamilton. Será que os Ferrari e os Red Bull aguentavam sem parar? A resposta uma linha abaixo.

 

Não. Webber já ia na terceira paragem e Vettel também trocou de pneus. Mas Vettel até deve ter-se arrepiado quando viu um Lotus a ir quase contra ele na saída das boxes. O Ferrari de Alonso também se precipitou para as boxes de imediato. Faltavam cerca de dez voltas para o final. Jarno Trulli não chegou a ver a meta, começou a deitar fumo e parou numa escapatória. Problemas na caixa de velocidades.

 

Hamilton regressou ao quinto lugar na volta 54 de 61. À frente estava Alonso, Webber, Button e Vettel, em primeiro.

 

Button começou a fazer várias voltas mais rápidas a cinco voltas do fim. Ainda assim a diferença para Vettel era de sete segundos. A ideia era apanhar Vettel já que o piloto da Red Bull ia apanhar uma série de pilotos atrasados e ia perder tempo a dar a volta de avanço.

 

A uma volta do fim Alguersuari  abandonou a corrida junto da curva 18 mas sem influenciar o resultado.

 

 A festa no pódio em Singapura.

 

Vettel em primeiro, seguido de Button, Alonso e Hamilton. Atrás Di Resta (grande resultado), Rsoberg, Sutil, Massa, Pérez, Maldonado, Buemi, Barrichello, Kobayashi, Senna, Kovalainen, Petrov, D’Ambrosio, Ricciardo e Liuzzi. Alguersuari, Trulli, Schumacher e Glock não terminaram a corrida.

 

Vamos ver se no Japão Vettel se sagra bi-campeão. Para Button ganhar, tem de vencer todas as corridas e Vettel não pode pontuar, o que quer dizer… 

 

As fotos neste post foram retiradas ao twitter das respectivas equipas.

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publicado às 15:12

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O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.



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