Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



GP do Canadá, parte 1?

por Tiago Crispim, em 12.06.11

Antes de mais, é preciso dizer que na altura em que este texto é publicado, a corrida ainda não terminou, chamemos-lhe por isso a primeira parte da crónica do GP do Canadá, se a corrida chegar a ser resumida. Se tal não acontecer, serão dados metade dos pontos a cada piloto que esteja nos lugares pontuáveis aquando da interrupção da corrida.

 

A corrida começou sob Safety Car, devido às condições climáticas. A chuva foi aliás uma constante neste GP do Canadá.

 

Logo nessa altura Lewis Hamilton tocou em Mark Webber, com ambos os pilotos a perderem posições. O inglês desceu de quinto para sexto e o australiano de quarto para 14º. O que se via bem em pista era a falta de aderência de certos carros.

 


 

Mas a corrida para Lewis Hamilton seria curta. Na oitava volta o inglês bateu no companheiro de equipa Jenson Button, que surgiu no rádio a perguntar “o que é que estás a fazer?” a Hamilton. Button aproveitou que não ficou danificado com o incidente e trocou para pneus intermédios antes da entrada do Safety Car.

 

Em repetição pode ver-se Hamilton a tentar passar o companheiro na recta da meta, pela esquerda. O problema é que nessa trajectória estava Button, que tinha deixado o lado direito inteirinho para Hamilton. Como é lógico, houve contacto por parte de Lewis.

 

O piloto do capacete amarelo anda com problemas. Alguns criticam-no por ser demasiado agressivo nas ultrapassagens, ele acha que anda a ser perseguido pelos comissários de pista e em quase todas as corridas está envolvido em incidentes e é penalizado ou avisado pela sua conduta.

 

O McLaren de Button foi ainda penalizado por exceder o limite de velocidade sob Safety Car. Button teve de fazer um drive-through e caiu para 14º.

 

A corrida regressou à normalidade na volta 13. Vettel seguia em primeiro, com Alonso, Massa, Rosberg, Schumacher, Kobayashi, Heidfeld, Petrov, Webber e Di Resta a completar os dez primeiros.

 

Jenson Button parecia estar a aproveitar os pneus intermédios, porque em duas voltas saltou de 14º para 11º. Rubens Barrichello percebeu a vantagem e entrou logo para as boxes e mudar para intermédios.

 

Na volta vinte voltou a entrar Safety Car porque numa das zonas do circuito Gilles Villeneuve chovia torrencialmente. Quem pôs os intermédios teve de voltar atrás na estratégia e trocar para pneus de chuva.

 

 

As previsões meteorológicas indicavam 20 minutos de chuva intensa e tanto Vettel como Button diziam que era impraticável correr naquelas condições. Pouco tempo depois a corrida foi interrompida às 25 voltas de 70.

 

Beneficiam todos os que ainda não tinham parado, nomeadamente Kamui Kobayashi, que estava em segundo lugar quando a corrida foi interrompida. Porque tal como na parte final da prova monegasca, as equipas puderam trocar de pneus. O seu companheiro de equipa habitual, Sérgio Pérez, não estava em prova e foi substituído por Pedro De La Rosa. O mexicano sentiu-se desconfortável no carro na sexta-feira, após o seu acidente no Mónaco, no fim-de-semana passado.

Depois tivemos muito tempo para matar na transmissão televisiva. Alguns pilotos saíram dos carros, algumas equipas taparam os carros, nada de especial. A chuva não dava sinais de parar tão cedo e em algumas zonas da pista parecia um rio.

 


 

 

Se a corrida ficar assim, o resultado final é:

 

Pos. Nome Equipa Pontos
 01 Sebastian Vettel  Red Bull 12,5 
 02 Kamui Kobayashi  Sauber
 03

Felipe Massa 

 Ferrari 7,5 
 04 Nick Heidfeld  Renault  6
 05  Vitaly Petrov  Renault  5
 06  Paul Di Resta  Force India  4
 07  Mark Webber  Red Bull  3
 08  Fernando Alonso  Ferrari  2
 09  Pedro De La Rosa  Sauber  0,5
 10  Jenson Button  McLaren  
 11  Nico Rosberg  Mercedes  
 12  Michael Schumacher  Mercedes  
 13  Adrian Sutil  Force India  
 14  Jaime Alguersuari  Toro Rosso  
 15  Timo Glock  Virgin   
 16  Rubens Barrichello  Williams  
 17  Vitantonio Liuzzi  HRT  
 18  Sebastian Buemi  Toro Rosso  
 19  Narain Karthikeyan  HRT  
 20  Pastor Maldonado  Williams  
 21  Heikki Kovalainen  Lotus  
 22  Jarno Trulli  Lotus  
 23  Jérôme D'Ambrosio  Virgin

 

 

Lewis Hamilton não terminou 

 

Fotos F1 Fanatic.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:39

Aviso Legal

Todas as fotos e vídeos são retirados da internet e reproduzidos sem fins lucrativos, com o propósito de justificar os relatos de acontecimentos da actualidade. Se os respectivos autores pretenderem a não inclusão das suas obras neste espaço, avisem o autor do blog. Este disponibiliza-se a retirá-las de imediato.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 Unported License.



Onde é que veio parar?

O Volta Mais Rápida é um blog sobre F1. O autor é um curioso, apaixonado pela Fórmula Um desde que se lembra, embora a sua carreira ao volante se fique pelos karts e pela Playstation. Trabalhou em alguns meios de comunicação como jornalista e hoje é técnico de rádio na Universidade Autónoma de Lisboa. Neste espaço quer dar a conhecer melhor o universo deste desporto e talvez despertar a atenção e a curiosidade de alguns interessados.



Contactos




Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D


Rádio Autónoma